10/05/2020 às 12:23 Fotografia

Qual a importância de construir memórias durante o isolamento social?

478
3min de leitura

Olá! Tudo bem com você? (deixa um comentário falando como você está)

Esses dias eu estava pensando muito sobre o tema, sobre tudo isso que estamos vivendo, e, apesar de ser um momento muito triste, com muitas perdas, é também um momento histórico para toda a humanidade, e além disso, devemos pensar positivo também e aproveitar para passar mais tempo com nossos filhos, companheiros, nossa família em geral (aqueles que moram juntos, claro. Lembre-se: FIQUE EM CASA), porque é durante o distanciamento social que, muitas famílias estão tendo a oportunidade de passar mais momentos juntos em casa. 

Desde a Gripe Espanhola que não tínhamos um fenômeno como este que estamos vivendo, por causa do Coronavírus. A Gripe Espanhola foi uma pandemia causada pelo Vírus Influenza que, durou de 1918 a 1920, e por ter sido a cem anos, tudo que estamos vivendo é inédito para nossa geração, e muito do que conhecemos daquela época devemos aos registros fotográficos, pois como sempre, a fotografia assume seu papel fundamental de documentar fatos históricos e deixar isso para as gerações futuras conhecerem. Porém, eu estava pesquisando sobre a Gripe de 1918 e muitas fotos são de fato fotojornalismo, nos levando para a realidade cruel da época, poucas são as fotos de famílias reunidas em suas casas, muito se deve ao fato de que em 1918 a fotografia não era algo tão acessível assim como hoje. Hoje temos a oportunidade e a responsabilidade de deixar nossa marca na história, de mostrar os momentos felizes também, por que não? 

Um registro familiar, durante a Gripe Espanhola. Autor desconhecido.

E então eu decidi escrever um pouco sobre o tema em questão, assim também como tive a "brilhante" ideia de raspar a cabeça, passar a máquina zero, enquanto gravava um vídeo para o meu canal no YouTube falando sobre o tema, e foi um momento de descontração, um momento em família, onde nós rimos e fotografamos também. E é assim que temos passado esses dias, além do isolamento; criando, brincando e eu gosto de incentivar que os momentos também sejam fotografados.

São essas fotos (ou vídeos) que fazemos hoje que, se tornarão nossas memórias no futuro, sobre como nós éramos, o que fazíamos quando o covid-19 causava o terror no mundo. O que estamos fazendo, ou se você não está, comece a fazer, é a construção das nossas memórias. Um dia cada foto terá o seu significado, e terá ainda mais importância, porque além de um post em uma rede social, elas contam a história da nossa vida. E é importante lembrar que, uma rede social pertence a uma empresa, então elas não são os lugares mais seguros para salvar essas memórias, tendo como exemplo o Orkut. Um certo dia, nós tínhamos vários álbuns com fotos que só estavam salvas no Orkut e... o que aconteceu? O velho Orkut saiu do ar, e quem só tinha foto salva lá, infelizmente, perdeu tudo! Por isso, se você não tem um plano de armazenamento em nuvem com uma empresa séria, que garanta a integridade dos seus arquivos (fotos digitais), é bom saber que, sua história, suas lembranças podem estar em risco, porque assim como o Orkut, o Instagram e Facebook também são empresas e são da mesma empresa, por sinal, e se um dia eles deixarem de existir, você vai perder tudo novamente?

Neste sentido, para mim, o álbum de fotografia ainda é o lugar mais seguro para guardamos as nossas histórias. Inclusive, clique aqui para ler um pouco mais sobre o que eu penso sobre álbuns de fotografia.

É isso, se fotografe, fotografe seus filhos, companheiro, companheira, seus pets. Hoje nós temos em nossas mãos ferramentas poderosas para capturar esses momentos, sim, os nossos celulares (smartphones) e então, vamos usar? São essas fotos que um dia farão um momento qualquer se tornar especial, ao você voltar no tempo enquanto contempla a história da sua vida. Eu não sei você, mas eu adoro ver fotos antigas e lembrar quem eu sou, de onde venho, o que fiz para estar aqui hoje, etc.Vou deixar aqui algumas fotos que fizemos recentemente:

10 Mai 2020

Qual a importância de construir memórias durante o isolamento social?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

11 de Jul de 2019

Álbum de fotografia - Importância e significado

13 de Mai de 2020

Desafio fotográfico #NOSSAFOTOCORONA

07 de Out de 2020

AUTORRETRATO - Websérie

Olá! Tudo bem com você? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats. Assim que puder te respondo.
Logo do Whatsapp