30/12/2019 às 00:21 Fotografia

Retrospectiva 2019

435
6min de leitura

            2019 foi um ano decisivo, cheio de desafios e uma busca constante pelo conhecimento. Ano que resultou em vários trabalhos, algumas exposições, palestras  e duas fotos premiadas em concursos fotográficos realizados pela prefeitura do Natal/RN.

    Logo em Janeiro fui convidado pelo fotógrafo e dono do ME Ateliê da Fotografia em Salvador/BA, Mário Edson, a participar da exposição fotográfica "Cinco olhares, uma só paixão", uma homenagem ao dia do fotógrafo, celebrado em 8 de Janeiro. A primeira exposição do ano do espaço contou com trabalhos de cinco profissionais brasileiros do ramo. Com cliques de Anderson Victor (de Santa Catarina), Damaris Dfotos Antunes (São Paulo), Damião Paz (Rio Grande do Norte), Edson Peixoto (Rio Grande do Sul) e Luiz Bhering (Rio de Janeiro) vão compor a mostra, intitulada Cinco Olhares, Uma Paixão: Fotografia.

No início de março sofri um acidente de bicicleta e fraturei um osso da mão direita. Um carro fez um retorno sem observar que eu estava seguindo na via, no momento do desespero eu freei com tudo e o freio dianteiro da bicicleta estava muito forte, então caí. Precisei ter o braço imobilizado, mas isso não me impediu de continuar os trabalhos rsrsrs... Me recuperei logo e não fiquei com maiores sequelas.

              Vários encontros entre amigos fotógrafos aconteceram, este foi no mês de março:

Beco da Lama, centro de Natal/RN. Da esquerda para a direita, de cima para baixo estão Eduardo Garcia (Dunga), Alberth Klinsmann, alguém que passava na hora, João Maria Alves, eu, Jam Medeiros, Aurino Borges, Carlos Máximos, David (filho de Jam) e Raniere Silva.

Os trabalhos foram acontecendo, e em abril viajei até São Paulo para participar do maior congresso de fotografia da América Latina, Wedding Brasil. Lá assisti várias palestras e tive contato com vários fotógrafos do Brasil e do mundo, um verdadeiro mar de conhecimento e trocas de experiências sobre a fotografia profissional. Em 2020 estarei viajando novamente para participar do Wedding Brasil. A experiência foi tão boa, voltei para casa com uma outra visão sobre o mundo da fotografia e com a bagagem repleta de novos aprendizados, além das amizades que são feitas por lá. #weddingbrasil2020

Encontrando vários amigos no Wedding Brasil. Wellington Fugisso, Thiago Silva (fiquei hospedado na casa da mãe dele em SP), Vaguinho entre outros.

            Dando sequência aos trabalhos, no mês de agosto, considerado o mês da fotografia, tendo o dia 19 de agosto como o Dia Internacional da Fotografia, vários eventos sobre fotografia aconteceram na cidade e eu não poderia ficar de fora das feiras, exposições, congressos e workshops.

No dia 10 de agosto aconteceu a Feira da Foto no Mercado de Petrópolis, organizada pelo Mercado da Foto. Durante a feira coloquei algumas fotografias à venda. Mais uma vez Brena Melo estava comigo, na organização do nosso espaço na Feira daFoto, e também na maioria dos trabalhos e viagens realizados em 2019.

           No dia 17 de agosto, participei da exposição fotográfica Frida 112, na ME Ateliê da Fotografia em Salvador/BA.

             No final do mês de agosto, foi a vez do congresso de fotografia que acontece aqui em Natal, o EYE n' Art, e mais uma vez estava com muitos amigos, assistindo palestras e tendo a oportunidade de conversar com grandes fotógrafos brasileiros.

Muito mais que colegas de profissão, alguns são verdadeiros irmãos. Da direita para a esquerda de baixo para cima, eu, Carlos Máximos, Jam Medeiros, Clau Barbosa, Danilo Linhares, Geianne Gilmara, Aline Fernanda, Suellen Santos, Juliana Nobre (nem olhou rsrsrs), lá no finalzinho Magno Aquino estirando a língua hahaha...

Ainda no EYE n' Art, à noite rolou aquele happy hour massa. Da direita para a esquerda, de cima para baixo estão Tadeu Yussumassa, Junior Luz, Habner Weiner, eu, Maíra Erlich, Rafael Tavares, Diego Brasil, Aurino Borges e Brena Melo.

              Mais um momento de aprendizado, no Workshop de fotografia do extraordinário Júnior Luz:

             Em setembro foi a vez de falar pela primeira vez para um público sobre fotografia. Convidado pelo professor de fotografia Célio Ricardo, estive ao lado dos amigos Fábio de Oliveira e Meysa Medeiros para falarmos um pouco sobre a importância da fotografia e seu impacto na sociedade:

Alguns fotógrafos que assistiram a palestra e participaram da mesa redonda sobre o impacto da fotografia na sociedade.

            No mês de outubro aconteceu um evento muito importante para o IFRN campus Zona Norte, em Natal/RN. A VII SELIB e a inauguração da nova biblioteca do campus, que contou com a presença da governadora do RN Fátima Bezerra. Fui convidado para montar uma exposição fotográfica que fez parte da programação do evento e também dar uma oficina sobre fotografia para os alunos do IFRN, a oficina também foi aberta ao público da comunidade.

Governadora do RN Fátima Bezerra comentando sobre a exposição fotográfica "Rascunhos para o futuro" de minha autoria.

Oficina sobre fotografia "Pairando sobre a fotografia".

               Também no mês de outubro acontece a exposição fotográfica permanente, resultado da 1ª Maratona Fotográfica do Município de Parnamirim. A Fundação Parnamirim de Cultura (Funpac) promoveu a “1ª Maratona Fotográfica” entre 14 e 15 de novembro de 2018 como parte da programação de celebração dos 60 anos de emancipação política do município, evento que reuniu fotógrafos amadores e profissionais visando produzir um conjunto de imagens com diferentes olhares sobre a cidade e sua formação identitária, ressignificando o espaço urbano e o espaço imaginário por meio dos ângulos de cada fotografia. mais ou menos 100 fotógrafos amadores e profissionais participaram da maratona fotográfica, tendo o juri selecionado fotografias de 16 finalistas, e duas das fotos que enviei participam da exposição oficial que foi aberta no dia 30 de outubro e é permanente no Parque Aluízio Alves por tempo indeterminado.

Fotografias que fazem parte da exposição em comemoração aos 60 anos de municipalização da cidade de Parnamirim/RN.

       Em novembro saiu o resultado sobre o concurso fotográfico da prefeitura municipal do Natal/RN, no qual tive uma das fotografias que enviei premiada com nota máxima. Clique aqui para saber mais sobre a premiação.

Av. Bernardo Vieira, Natal/RN. "Mirassol" foi uma das 12 fotografias premiadas no tema "Município do Natal".

          Em comemoração ao dia da criança no mês de novembro, mais uma vez tive o prazer de participar de um projeto maravilhoso desenvolvido a partir de uma iniciativa do Jornalista Elias Medeiros:

Os amigos Jobson Galdino e Alberth Klinsmann que foram comigo fazer a cobertura do evento "Chic é ser solidário" na comunidade do Mosquito, bairro das Quintas, Natal/RN.

           Ainda no mês de novembro tivemos o vernissage da exposição das fotografias selecionadas pelo edital da prefeitura do Natal/RN. Exposição que ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro de 2020. 

Alguns dos fotógrafos selecionados. Da esquerda para a direita estão eu, Laine Paiva, Jessica Bittencourt, John Nascimento, Meysa Medeiros e Pedro Feitoza.

                 Em dezembro aconteceu a 8ª caminhada histórica de Natal/RN, e essa edição contou com o segundo concurso fotográfico da caminhada histórica, no qual tive uma fotografia selecionada em 5º lugar na categoria profissional. Essa foi para encerrar o ano comemorando mais uma conquista. Que venha 2020!

                 No dia 21 de dezembro aconteceu a segunda edição da Feira daFoto. A feira é organizada pelo Mercado da Foto e reúne vários fotógrafos que vão expor e vender seus trabalhos, em um espaço aberto ao público. Como eu sou um completo apaixonado pela fotografia e por onde ando faço fotografias não apenas de eventos e ensaios para clientes, mas também de paisagens, pessoas, animais e assim tenho um certo acervo de fotografias autorais, no qual eu faço exposições e também vendo nas feiras de fotografia; fotos impressas, em quadros e também em álbuns encadernados. Tenho planos de lançar um livro sobre fotografia, quem sabe em breve.

Segunda 

Feira daFoto, no mercado de Petrópolis.

E para finalizar o ano, vou deixar vocês com uma retrospetiva bem legal, um resumo dos trabalhos realizados em 2019. Foto de vários ensaios, casamentos, aniversários entre outros eventos ao lado de pessoas incríveis. Foram mais de 100.000 clicks feitos em 2019 para chegar neste resultado, espero que gostem! Um forte abraço e um feliz 2020!

30 Dez 2019

Retrospectiva 2019

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

11 de Jul de 2019

Álbum de fotografia - Importância e significado

13 de Mai de 2020

Desafio fotográfico #NOSSAFOTOCORONA

07 de Out de 2020

AUTORRETRATO - Websérie

Olá! Tudo bem com você? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats. Assim que puder te respondo.
Logo do Whatsapp