23/03/2020 às 21:10 Exposições

RASCUNHOS PARA O FUTURO (exposição virtual)

1143
3min de leitura

Em tempos de Coronavírus, nós precisamos manter o isolamento social,  e muita gente ficando em quarentena por causa da pandemia, porque essa é a forma mais eficiente de barrar a circulação do vírus, evitando assim ficar doente com a covid-19.

Eu também estou me mantendo em isolamento social, tive vários trabalhos reagendados por causa da epidemia que assola a população mundial e que também chegou ao Brasil.

Depois de alguns dias pensando em ações que posso fazer utilizando a web, resolvi realizar a exposição fotográfica RASCUNHOS PARA O FUTURO de forma virtual. Esta mesma exposição já foi montada fisicamente na biblioteca do IFRN Campus Zona Norte, em Natal-RN, entre os dias 24 e 29 de outubro de 2019. A exposição fez parte das atrações artísticas e culturais da VII SELIB, durante a solenidade de inauguração da nova biblioteca do IFRN ZN.

RASCUNHOS PARA O FUTURO

“Crianças são sempre um alento, uma mensagem velada de futuro, de nascimento, broto e possibilidades. Infelizmente nem sempre essa associação se traduz em realidade. Apropriando-se bem deste tema, o fotógrafo Damião Paz faz sua primeira incursão neste universo e nos traz  ‘RASCUNHOS PARA O FUTURO’, uma forma bela e poética de nos desenhar possibilidades de um futuro melhor e promissor através de seu apurado olhar mergulhado numa sensibilidade rara em forma de registros fotográficos. Falar e questionar a infância não é novidade, a literatura e o cinema o faz com frequência e a exaustão, ainda bem, essa questão merece sempre ser vista e revista neste ciclo de mudanças em que vivemos. Damião é dono de uma imagem sensível e impactante... Seus registros em P&B nos fazem mergulhar neste universo e dialogam com suas questões nos brindando com mensagens e reflexão dispensando palavras. Um mérito! Transitando no universo dos registros sociais, casamentos, books e afins, ainda guarda um pouquinho de sua sensibilidade e olhar apurado para trabalhar em projetos autorais e desenvolver temas que lhe chamem atenção, uma forma poética de bater uma bolinha com o que se passa ao seu redor. Fazer leitura dessas passagens é sempre um bom exercício e ele o domina na íntegra, vide esse conjunto de belas imagens. Tive o prazer de tê-lo aqui no ME Ateliê da Fotografia, em Salvador, numa coletiva de bastante repercussão ano passado, agora ele aventura-se, com êxito em sua primeira individual centrando olhar no universo infantil em meio a comunidades carentes. Os registros foram feitos por ocasião de distribuição de brinquedos, objeto de atividades sociais em comunidades da periferia mantendo a alma e a essência infantil, essa não muda nunca em lugar ou realidade alguma, ainda que a realidade insiste em lhe ser cruel.”

Por Mário Edson. Licenciado em desenho pela Universidade Católica do Salvador (Ba), pós graduado em Gestão de Negócios pela PUC – Rio e atua como fotógrafo, curador, artista plástico e promotor cultural nas artes visuais (fotografia, artes plásticas e cinema).

Fotografias por Damião Paz

Curadoria por Meysa Medeiros e Henrique José

Contamos no dia com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, entre outras autoridades do RN. Exposição realizada à convite da bibliotecária e coordenadora da biblioteca do IFRN, Vanessa Cavalcanti.

Vanessa Cavalcanti apresentando a exposição para a governadora Fátima Bezerra.

Alunos da UFRN e IFRN visitando a exposição que, também foi aberta para toda comunidade.

#Fotografia #ExposicaoFotografica #Fotos #Coronavirus #Covid19 #IsolamentoSocial

23 Mar 2020

RASCUNHOS PARA O FUTURO (exposição virtual)

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

Comunidade Crianças Digital Exposição Fotográfica Fotografia Documental Online Periferia Rascunho para o Futuro Virtual

Quem viu também curtiu

25 de Out de 2019

RASCUNHOS PARA O FUTURO

27 de Set de 2021

Como recuperar fotos e arquivos do cartão de memória corrompido - SD, Pendrive e HD (Erro: Formate o disco)

11 de Jul de 2019

Álbum de fotografia - Importância e significado

Olá! Tudo bem com você? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats. Assim que puder te respondo.
Logo do Whatsapp